Como Uma Carreira Freelacer Pode Ser Ideal Para Você

Você já leu bastante sobre o fenômeno das novas gerações que, ao contrário dos pais e avós, não almejam trabalhar décadas na mesma empresa, e estão sempre de olho no mercado para novas possibilidades. Mas o próximo fenômeno é o profissional que não quer o vínculo formal de nenhuma maneira, prefere divulgar seu trabalho com um site  e uma ampla rede de contatos. É a Era do Freelancer!

Cresce cada vez mais o número de pessoas que abandonam o emprego tradicional, de segunda à sexta, das nove às seis. Seja por que muitas das novas profissões se adaptam melhor a esta flexibilidade, seja pela realidade do mercado de trabalho que levou uma grande quantidade de pessoas a este modelo, ou por que diversos profissionais também desejam ocupar seu “horário comercial” com cursos, compromissos familiares e diversas outras atividades.



Como chegamos aqui


A economia atual está cheia de profissões que priorizam muito mais o talento e o resultado final do que o fato de ter um funcionário disponível no escritório no horário certo. Mais do que isso, o próprio conceito de disponibilidade já não é mais o mesmo. Criadores de conteúdo, designers, programadores e outros profissionais podem levar a qualquer lugar seus telefones e computadores – dois dispositivos que não eram nem um pouco portáteis há 20 anos – nos quais possuem acesso a todas as ferramentas de que necessitam para trabalhar e manter-se em contato com os demais profissionais e empresas abertas a possíveis contratos.

Falando em contratos em potencial, não podemos nos esquecer do empreendedor. Esta figura que parece ter nascido para ser a cara-metade do freelancer. Pequenas empresas e profissionais autônomos (alguns dos quais são também freelancers) precisam de todo tipo de serviço (esporádico ou constante), para os quais não dispõem de orçamento, nem demanda, para contratar um funcionário em período integral. Em uma economia na qual os serviços estão cada vez mais específicos e a oferta cada vez mais diversificada, o freelancer se sobressai por ser o coringa.

O que há de novo

É claro que sempre existiram as profissões autônomas. Do contador ao dentista, passando pelo encanador e pelo advogado, há todo um amplo leque de ramos em que os especialistas têm seus próprios consultórios, ou se organizam em pequenos escritórios. Estas formas de trabalho continuam existindo, mas pertencem ao antigo mercado, que ainda requer um endereço físico e uma mínima estrutura formal, chegando em alguns casos a incluir secretária, telefone fixo e outros custos que o freelancer pode considerar desnecessários.
Há aqui uma diferença na essência, pois o freelancer não necessariamente almeja prestar um serviço em si só, mas encaixar-se – temporariamente, ou de forma regular porém por poucas horas semanais ou mensais – na própria estrutura da empresa. Desta forma, o profissional tem a oportunidade de adicionar seu toque pessoal paralelamente a diversos projetos, de diferentes naturezas, muitas vezes em variados cantos do mundo. O profissional freelancer tem a possibilidade de acumular um vasto e diversificado portfólio.

Gostou do Post no Blog? ComenteCompartilhe em suas redes sociais! Mostre aos seus amigos e familiares! Conheça a nossa loja com opções variadas de objetos, Estampamos em Canecas, Camisas, Almofadas, Molduras de Porcelana, Chinelos entre outros.

O Desenho poderá ser produzido pela Equipe Souzaarte ou você pode nós enviar a sua arte.


Caricaturistas RJ da Souzaarte - WhatsApp: (21) 9.8494-041

Temos Serviços de Entrega, Visite nossa Loja, Compre e Receba no conforto do seu lar.




Postagens mais visitadas deste blog

6 Dicas Imperdíveis Para Fotografar Interiores

Você Está Cobrando o Suficiente? 5 Dicas de Como Cobrar Pelo Seu Serviço