Porque isto dá #prazer

De acordo com os psicólogos da UCLA, prestigiada universidade dos Estados Unidos, uma das primeiras regiões que é ativada no nosso cérebro quando descobrimos um conteúdo digno de interesse (“Olha, um vestido que muda de cor na mesma foto!”) é a junção temporo parietal*. Ora, trata-se da zona do córtex que nos leva a interagir com nossos semelhantes. Em outras palavras, assim que vemos uma informação nova, a nossa reação imediata (e inconsciente) é de nos perguntarmos se esta informação interessa aos outros. E isto é a origem do compartilhamento.




icône cerveau

Porque isto dá #prazer

Por que postamos comentários nas redes sociais? Porque temos alguma coisa a dizer. Ok, é banal, mas é verdadeiro. Quando respondemos a uma publicação ou a uma questão num fórum, é porque achamos que a nossa opinião pode interessar aos outros. A partir daí é que as coisas ficam boas, os comentários são uma grande fonte de… prazer. Para a pessoa que redigiu, claro, mas também para a pessoa que recebe a mensagem. Um estudo conduzido pela pesquisadora Moira Burkemostra que é muito mais gratificante receber um comentário do que uma curtida como resposta a uma publicação. Dizendo isso, não é só a intenção que conta!
De uma forma geral, diversas pesquisas científicas já mostraram que navegar e interagir no Facebook estimula aquelas zonas que fazem bem ao cérebro. Como descobriram isso? Observando os internautas. Quando estes se conectam à rede do Mark Zuckerberg, apresentam reações fisiológicas que tradicionalmente são associadas ao prazer e ao amor, como, por exemplo, as pupilas que dilatam.

Comentários

Postagens mais visitadas