Fatos Inusitados Sobre o Trabalho Que Você Não Sabia

Fatos Inusitados Sobre o Trabalho Que Você Não Sabia


Caricaturistas rj - Caricaturista RJ - Festas e Eventos - Caricatura Digital


Preparamos para vocês uma lista com fatos inusitados, engraçados e surpreendentes sobre o trabalho e que você, provavelmente, desconhecia, para você ler, compartilhar e mostrar aos seus amigos e colegas que, em matéria de cultura geral, você não brinca em serviço!

 Trabalho = Tortura?

Trabalhar é um verdadeiro tormento? Lá no fundo, especialmente se você gosta do que faz, você não acredita nisso. Mas de fato, a palavra “trabalho” vem efetivamente do latim tripalium, um instrumento de tortura com três estacas, usado pelos romanos para castigar os escravos rebeldes e que causava um sofrimento terrível. Agora você pode compreender melhor porque muita gente vai para o escritório segunda feira de manhã se arrastando.

Licença Maternidade

Na Suécia, o assunto licença maternidade é levado muito a sério e a nova mamãe tem muitos direitos e uma senhora licença maternidade! Recebendo 80% de seu salário, a nova mamãe pode ficar com seu bebê por 14 meses! E caso queira estender esse período, ela pode optar por mais 13 semanas (claro, não recebendo os 80% durante estas semanas). Os bebês suecos agradecem.

Na Tailândia o 1° de Maio não é brincadeira

Já vamos logo prevenindo, aí vem uma boa cutucada! Como lembrado mais acima, neste ano o 1° de Maio cai num domingo, “perdemos” um dia de feriado. Bem, saiba que nem todos os países se encontram na mesma situação. Na Tailândia, por exemplo, se o Dia do Trabalho cai num sábado ou domingo, a segunda feira seguinte é automaticamente feriado. Justo!

O México e suas (muito) longas semanas de trabalho

Sabe qual o país onde mais se trabalha no mundo? O México! Isso mesmo, com uma média de 2228 horas trabalhadas por ano. É o que podemos ver num estudo conduzido pela OCDE com uns trinta países. A Costa Rica e a Coreia do Sul completam o trio que está à frente em número de horas trabalhadas. O Brasil não entrou nesta lista, mas adoraríamos saber a posição em que estaríamos.

A angústia da caixa de entrada

Na média, um administrador passa 5 horas e meia por dia consultando os emails que se acumulam em sua caixa de entrada, incluindo aí o tempo no qual não está no escritório. 70% dos assalariados consultam seus emails profissionais enquanto assistem televisão, 50% quando estão deitados, 42% no banheiro e 18% quando estão dirigindo (!). Que perigo!


Caricaturistas rj - Caricaturista rj -

No Japão, o trabalho mata

Você já deve ter ouvido falar no hara-kiri, um ritual japonês de suicídio com um golpe de sabre na barriga. Um novo tipo de morte tem aparecido no país dos samurais: o Karoshi, ou falecimento por excesso de trabalho. Este fenômeno é cada vez mais comum no Japão, onde alguns especialistas calculam que esteja tirando a vida de aproximadamente 10.000 pessoas por ano. Qual o critério usado para determinar o Karoshi? Um dia de trabalho de 24 horas na véspera do acidente ou turnos de 16 horas por dia (ou seja, o dobro da duração normal) durante toda a semana anterior da tragédia.

Alergia a segunda-feira?

A segunda feira é o dia da semana nas empresas onde se contabiliza o maior número de faltas por doença. Visivelmente, a perspectiva de começar uma nova semana de trabalho provoca inúmeras doenças que deixam os funcionários de cama. Já a sexta feira, ao contrário, é o dia onde há menos chance de algum empregado estar se sentindo mal. O fim de semana vai chegando, a pressão vai diminuindo e os trabalhadores reencontram suas energias. Mas só até à próxima segunda feira…

Comentários

Postagens mais visitadas